Diversidade na Europa
Desenvolvidos pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, os materiais Diversidade na Europa destinados aos alunos do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos) procuram despertar o interesse dos jovens para a participação na construção europeia. É nossa convicção que se trata de um recurso pedagógico importante quer para utilização em sala de aula, quer para o desenvolvimento de actividades extracurriculares, susceptíveis de despertar o interesse dos alunos para a diversidade europeia. Neste âmbito foram concebidos 2 kits didácticos contemplando os seguintes materiais: 1. Guia didáctico – constituído por fichas que versam temas alusivos à UE, nomeadamente:
- Países da União Europeia (BI do país, economia, personalidades, monumentos, gastronomia);
- Construção Europeia;
- Instituições Europeias;
- Cidadania Europeia;
- Viver na UE.
2. Questionário sobre a UE – 100 perguntas e respectivas respostas sobre o processo de Construção da UE, Instituições, Estados-Membros e Países Candidatos, Cidadania Europeia, Ser Jovem na UE.
De forma a poderem ser explorados por alunos de faixas etárias distintas foram elaborados em dois níveis: Nível I direccionado para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (crianças dos 6 aos 11 anos)
Nível II direccionado para o 3º Ciclo do Ensino Básico (jovens dos 12 aos 15 anos)
Cada uma das fichas integra uma proposta de actividade didáctica dirigida aos alunos, estimulando, assim, a pesquisa, a criatividade e a capacidade de apresentação à turma. Ficha técnica - Autoria dos Conteúdos
Centro de Informação Europeia Jacques Delors Filomena Santos António Carla Gonçalves Maria Elvira Ventura Sandra Pereira
- Design Gráfico
Bombazine
- Ilustrações
Bombazine
- Agradecimentos
Manuel Patrão Romano (Representação da Comissão Europeia em Portugal), Isabel Lourenço (Escola EB 2,3 de São Bruno), Isabel Valente (Rede Jacques Delors), Pedro Pina e Irina Vicente (CVP) pelas sugestões apresentadas.
Sofia Fernandes pela pesquisa e revisão efectuada relativamente aos Estados-Membros.
Embaixadas dos 25 Estados-Membros.
Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Instituto Italiano de Cultura.
|