O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quizz
Contacte-nos

WebForm1

As Festas de Santa Luzia nos Países Nórdicos

 

Na Dinamarca, Finlândia e Suécia, a festa de Santa Luzia é um acontecimento importante que se enquadra nas comemorações de Natal.
Na Suécia organizam-se cortejos em que uma rapariga, de preferência loira e com cabelos compridos, se veste de Santa Luzia e desfila pelas ruas com a sua comitiva ou visita escolas, hospitais, fábricas, etc, procurando transmitir alegria e tornar mais visível e mais forte o espírito de Natal. O traje que enverga é uma túnica branca até aos pés com uma fita vermelha na cintura. Na cabeça leva uma coroa de verdura com velas acesas.

Quando este costume se estendeu a todo o país no século passado, usavam-se velas verdadeiras, mas actualmente substituíram-se por velas a pilhas a fim de evitar acidentes.

É costume associar à presença de Santa Luzia, uns petiscos especiais: pãezinhos doces com açafrão a que se dá o nome de «Lussekatt», ou seja, «gatos de Santa Luzia».


A festa de Santa Luzia na família
Tradicionalmente era a filha mais nova que, no dia 13 de Dezembro, se vestia de Santa Luzia para de manhã, junto com a mãe e os irmãos, acordar o pai e oferecer-lhe café e «Lussekatt».

Uma surpresa para os vencedores do Prémio Nobel.
Os cientistas e os artistas que ganham o prémio Nobel têm que ir a Estocolmo em Dezembro para estarem presentes na cerimónia da entrega dos prémios. São acordados por um cortejo de Santa Luzia.



Autor: Ana Maria Magalhães/ Isabel Alçada
Fonte: O Natal na Europa
 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com