O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quizz
Contacte-nos

WebForm1

As Festas de São Nicolau

 

Em países como a Holanda, Bélgica, Alemanha e França, sobretudo na região da Alsácia-Lorena, festeja-se o dia de S. Nicolau. Em Amesterdão estas festas têm grande relevo e obedecem a uma série de rituais envoltos em lendas:
S. Nicolau – «Sinterklass» – vive em Espanha, na cidade de Bilbao e desloca-se num belo cavalo branco acompanhado por um pagem que dá pelo nome de «Zwarte Piet» (Pedro Preto).
Quem prepara os presentes durante todo o ano é «Piet». Quanto a «Sinterklass» ocupa-se a escrever num livro vermelho as boas e as más acções de cada um para ficar a saber quem deve ser recompensado e quem deve ser castigado.
No dia 6 de Novembro as autoridades contratam dois homens que se vestem a rigor, um de Sinterklass e outro de Zwarte Piet. Deslocam-se de barco para fingir que vêm de Espanha e fazem uma entrada triunfal na cidade com o seu cavalo branco. O presidente da Câmara vai esperá-Ios, a cidade enfeita-se, as crianças abrem alas cantando canções alusivas à data. O cortejo é visto em todas as terras da Holanda porque a televisão se encarrega de o transmitir.
A partir desse dia a figura desdobra-se e aparece com o companheiro nas escolas, nos hospitais, nos escritórios, nas lojas, etc. E a mesma cerimónia vai-se repetindo em toda a parte: Sinterklass abre um livro vermelho, lembra em voz alta os disparates de cada um, ralha um pouco, as pessoas prometem emendar-se e só depois recebem os presentes.
Claro que Sinterklass sabe o que deve dizer às pessoas porque foi contratado
por alguém da casa que deu as informações necessárias...



Autor: Ana Maria Magalhães/ Isabel Alçada
Fonte: O Natal na Europa
 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com