O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quizz
Contacte-nos

WebForm1

Espanha

Data de adesão: 1986

Capital: Madrid
População: 42 345 milhões de habitantes
Superfície: 505.955 km2
Língua: Espanhol (ou castelhano) em todo o território; o catalão
na Catalunha, o galego na Galiza e o basco no País Basco
Sistema de Governo: Monarquia parlamentar
Religião: Cristã (predominantemente católico-romana,
cerca de 90.000 protestantes)
Moeda: EURO (Moeda oficial até 31/12/1998: Peseta)
Taxa de conversão: 1 EUR=166.386 ESP

_______________________________________________________________

Território
A Espanha encontra-se situada no Sudoeste da Europa e tem uma superfície de 505.955 Km2. Fazem parte integrante da Espanha as ilhas Baleares, situadas no Mar Mediterrâneo, e as ilhas Canárias, localizadas no Oceano Atlântico, bem como pequenos territórios situados na costa peninsular do Norte de África. A Espanha continental faz fronteira com Portugal a oeste e com a França a norte. Depois da Suiça, é o país mais montanhoso da Europa e o seu relevo caracteriza-se por uma alternância entre as cordilheiras e os vales fluviais que dão à paisagem um aspecto muito diversificado. As praias da costa mediterrânica, a leste do país, são das mais visitadas da Europa.

População
A Espanha tem uma população de 42 345 milhões de habitantes e uma densidade populacional média de 84 habitantes por km2. A Comunidade Autónoma de Madrid, com os seus cerca de 5 milhões de habitantes, é a região com maior densidade populacional. Existe uma tend^ência cada vez maior para a concentração da população nas zonas próximas do litoral (Catalunha, Levante, Andaluzia, País Basco, Astúrias e Galiza) e para o despovoamento do interior, excepto nas grandes cidades, como consequência dos processos de industrialização e de urbanização. Dos cerca de 485.000 estrangeiros residentes, mais de metade são originários dos países da Comunidade, sendo os britânicos (86.000), os alemães (50.000) e os portugueses (38.000) os mais representativos.

Economia
A agricultura continua a desempenhar um papel relevante na economia espanhola, distinguindo-se dois grandes tipos: agricultura atlântica (a Norte e Noroeste) e agricultura mediterrânica, esta com as suas variantes de regadio e sequeiro. Entre os principais produtos agrícolas destacam-se os citrinos, as uvas e azeitonas. A produção de vinho e de azeite revestem-se igualmente de grande importância.
A Espanha dispõe ainda de uma das maiores frotas pesqueiras do mundo.
Um terço da população espanhola dedica-se à indústria, que assegura uma parte equivalente do PIB. A indústria automóvel é das mais importantes, a par da construção naval. As indústrias química, siderúrgica, têxtil e do calçado desempenham, também, um papel de relevo. O turismo constitui uma grande fonte de receitas para a Espanha, que todos os anos é visitada por inúmeros turistas.

Organização Política
A Espanha é uma monarquia constitucional hereditária e uma democracia parlamentar, sendo o Rei o Chefe de Estado e o Comandante Supremo das Forças Armadas. O poder legislativo é exercido pelo Parlamento por intermédio das suas duas câmaras: o Congresso (Câmara Baixa), constituído por 350 representantes eleitos por sufrágio universal directo (proporcional) e o Senado (Câmara Alta), composto por 225 senadores eleitos pelas províncias ou designados pelos parlamentos autónomos. Os projectos de lei têm que passar pelas duas câmaras, mas é o Congresso que toma a decisão final. A Espanha é constituída por 17 comunidades autónomas, as quais dispõem dos seus próprios parlamentos e executivos, a saber: Andaluzia, Aragão, Astúrias, Baleares, Canárias, Cantábria, Castela e Leão, Castela-La Mancha, Catalunha, Estremadura, Galiza, La Rioja, Madrid, Múrcia, Navarra, País Basco e Valença. Ceuta e Melilha têm um estatuto especial.

 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com