Dinamarca
Data de Adesão: 1973
Capital: Copenhaga (K||øbenhavn)
População: 5 398 milhões de habitantes
Superfície: 43.080 km2
Língua: Dinamarquês
Sistema de Governo: Monarquia constitucional
Religião: Cristã (luterana evangélica)
Moeda: Coroa (Krone)
Não aderiu à Moeda Única (opting out)
_______________________________________________________________
Território
Quase uma ilha situada no Norte da Europa, a Dinamarca tem uma superfície de 43.080 km2 e faz fronteira a sul com a Alemanha. O seu litoral, com os seus 7.400 km é banhado a oeste e a norte pelo Mar do Norte e a este pelo Mar
Báltico. A Dinamarca é constituída pela Península da Jutlândia e mais de 400 ilhas. Este país engloba duas regiões autónomas que não fazem parte da União Europeia – a Gronelândia e as Ilhas Feroé.
População
A Dinamarca tem 5 398 milhões de habitantes (excluindo a Gronelândia e as Ilhas Feroé) e uma densidade populacional média de 125 habitantes por km2. Cerca de 70% da população vive nas zonas urbanas e a capital, Copenhaga, tem 1 milhão de habitantes. Dos 189.000 estrangeiros residentes, cerca de 20% são oriundos de países comunitários, principalmente da Alemanha e do Reino Unido.
Economia
Tradicionalmente vista como um dos principais países agrícolas do mundo, a Dinamarca conta com uma agricultura modernizada e a sua indústria agro-alimentar é muito desenvolvida, destacando-se entre os principais produtos os queijos, as cervejas e o bacon. A pesca desempenha igualmente um papel importante na economia do país, ocupando um lugar de destaque a nível europeu. A Dinamarca dispõe igualmente de uma indústria moderna, destacando-se a diversidade das indústrias químicas: da petroquímica à indústria farmacêutica. No sector dos brinquedos o Lego é mundialmente conhecido, tal como são os móveis, os artigos de decoração e os equipamentos electrónicos. O turismo constitui também uma fonte de receitas considerável. Revestem-se de importância crescente para a economia do país os seus jazigos de petróleo e de gás natural no litoral e no Mar do Norte.
Organização Política
A Dinamarca é uma monarquia constitucional com regime democrático-parlamentar. O poder executivo é exercido pelo Soberano, com a assistência de um Conselho de Estado. O poder legislativo compete ao Soberano (a rainha) e ao Parlamento, composto por uma única câmara. O Parlamento é composto por 179 membros eleitos por sufrágio universal, por um período de quatro anos, segundo o sistema de representação proporcional. A Rainha nomeia, depois de ouvidos os chefes dos partidos, o Primeiro-Ministro e nomeia igualmente os Ministros, cada um dos quais é individualmente responsável perante o Parlamento, podendo ser demitidos por uma moção de censura. A Dinamarca encontra-se subdividida em 14 departamentos. As Ilhas Feroé constituem juntamente com a Gronelândia, regiões autónomas, dotadas de um parlamento próprio e não pertencem à União Europeia.