Suécia
Data de adesão: 1995
Capital: Estocolmo (Stockholm)
População: 9 048 milhões de habitantes
Superfície: 449. 964 km2
Língua: Sueco
Sistema de Governo: Monarquia parlamentar
Religião: Luteranos (86%)
Moeda: Coroa (Krona)
Não aderiu à Moeda Única (não cumpriu os critérios de convergência)
_______________________________________________________________
Território
Situada na península da Escandinávia, na Europa do Norte, a Suécia tem uma superfície de 449.964 km2 e faz fronteira a oeste e a norte com a Noruega e a noroeste com a Finlândia. É o mais povoado dos países nórdicos, apesar de metade do seu território ser constituído por florestas. Nas zonas rurais, relativamente planas, existem mais de 100.000 lagos, o maior dos quais é o Venern. A norte e no centro encontram-se os Alpes Escandinavos que se caracterizam exactamente por formas de tipo alpino com abundantes glaciares. A sua costa é profundamente recortada, orlada por milhares de ilhas. O clima da Suécia é caracterizado por Invernos rigorosos e Verões mais quentes e secos do que na Noruega.
População
A Suécia tem uma população de 9 048 milhões de habitantes, dos quais mais de 85% vive na parte sul do país.A densidade populacional média é de 22 habitantes por km2. A taxa de natalidade é baixa, mas aumentou ligeiramente depois dos anos 80. A partir do decénio de 40, a imigração - predominantemente dos vizinhos escandinávos, mas também de outras partes do mundo - tem contribuido para mais de 40% do crescimento da população.
Economia
No início deste século, a Suécia tinha uma economia predominantemente agrária e era um dos países mais pobres da Europa. No entanto, abundantes recursos domésticos em ferro, madeira e energia hidráulica, talentosos engenheiros e hábeis trabalhadores tornaram possível a rápida industrialização que transformou a Suécia num país moderno. A indústria transformadora tem hoje um papel preponderante na economia sueca e cerca de 40% da produção industrial do país destina-se à exportação. As indústrias mais relevantes são: a exploração de minérios de ferro, os produtos derivados da madeira e pasta de papel, as indústrias de construção naval, aeronáutica, automóvel, telecomunicações e as indústrias alimentares. A indústria mecânica representa cerca de 50% das exportações suecas.
Organização Política
A Suécia é uma monarquia constitucional, democrática, parlamentar. Enquanto Chefe de Estado, o Rei desempenha funções essencialmente protocolares. O poder executivo é exercido pelo Governo (Regeringen), que é responsável perante o Parlamento (Riksdag). O Riksdag unicamaral foi introduzido em 1971, é composto por 349 deputados eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos. A Suécia encontra-se dividida em 23 distritos e 288 municípios, os quais dispõem de conselhos eleitos por sufrágio universal, com responsabilidades ao nível do ensino, serviços públicos, habitação, actividades culturais e de lazer.