Finlândia
Data de adesão: 1995
Capital: Helsínquia (Helsinki)
População: 5 256 milhões de habitantes
Superfície: 338.147,3 km2
Língua: Finlandês e sueco
Sistema de Governo: República parlamentar
Religião: Cristã (92% luteranos, 1% ortodoxos gregos)
Moeda: EURO
Taxa de conversão: 1 EUR=5.94573 FIM
_______________________________________________________________
Território
A Finlândia está situada na Europa Setentrional e tem fronteiras com a Suécia, a noroeste, a Noruega, a norte e a Rússia, a leste. A oeste e a sul é banhada pelo mar Báltico. A Finlândia, país com 180.000 lagos, tem uma superfície de 338.147,3 km2, 70% do território constituído por florestas e 15% por terras cultivadas. O clima é bastante severo, frio de tipo continental e apenas, parcialmente, se faz sentir alguma influência atlântica. O Inverno dura cerca de 120 dias consecutivos, chegando a 220 dias no Norte (Lapónia).
População
A Finlândia tem uma população de 5 256 milhões de habitantes, com uma densidade populacional média de 17 habitantes por km2, sendo que 60% dos seus habitantes residem nas áreas urbanas. Na Finlândia existem duas línguas oficiais: o finlandês e o sueco, falados, respectivamente por 94% e 6% da população. A maior parte dos estrangeiros residentes no país são originários de outros países europeus. A norte do país vive uma pequena minoria de Lapões que fala a sua própria língua e mantem o seu estilo de vida tradicional.
Economia
A silvicultura e as industrias ligadas à madeira, tais como as indústrias da celulose e do papel, constituem a base da economia finlandesa. A indústria metalúrgica foi a que registou maior desenvolvimento nos últimos anos, o que se deve em grande parte à silvicultura, uma vez que são necessárias máquinas e outro equipamento para o derrube de árvores e para a produção de pasta de papel. Outros sectores muito relevantes são as telecomunicações (Nokia) e as indústrias de alta tecnologia, que têm um peso importante nas exportações.
Organização Política
A Finlândia é hoje uma república democrática tendo-se constituído organicamente em República em 1919. O poder legislativo é exercido pelo Parlamento conjuntamente com o Presidente da República, sendo da competência deste o poder executivo. O Parlamento (Eduskunta) é composto por 200 deputados eleitos por sufrágio universal directo, segundo um sistema proporcional, por um período de quatro anos. O Chefe de Estado e Chefe Supremo das Forças Armadas é o Presidente da República, o qual é eleito por um período de 6 anos. O Presidente é responsável pela política externa e pode demitir o Governo e convocar novas eleições. O Presidente nomeia o Primeiro-Ministro, que escolhe os membros do seu gabinete, sendo essa escolha sujeita a aprovação. O Governo é, por sua vez, responsável perante o Parlamento.
A Finlândia está dividida em 5 províncias administrativas dirigidas por um governador nomeado pelo Presidente da República e um território autónomo (landsting) – a Ilha de Alândia, situada entre a Finlândia e a Suécia, que tem autonomia para legislar em matéria de assuntos internos e possui um representante no Parlamento. O país é composto por 461 municípios, com responsabilidades ao nível do funcionamento das escolas, dos serviços de saúde e dos assuntos sociais. Os municípios têm ainda poderes para cobrar impostos.