Luxemburgo
Membro Fundador
Capital: Cidade do Luxemburgo (Luxembourg)
População: 452 milhares de habitantes
Superfície: 2.586,4 km2
Língua: Luxemburguês, françês e alemão
Sistema de Governo: Monarquia constitucional
Religião: Cristã (93% Católicos), 1% muçulmanos
Moeda: EURO Moeda oficial até 31/12/1998: Franco Luxemburguês
Taxa de conversão: 1 EUR=40.3399 LUF
_______________________________________________________________
Território
O Grão-Ducado do Luxemburgo com uma superfície de 2.586,4 km2, é o país mais pequeno da União Europeia. Situado na Europa Central, o Luxemburgo não tem acesso ao mar e faz fronteira a sul com a França, a leste com a Alemanha e a oeste com a Bélgica. O território é montanhoso e rico em florestas.
População
O Luxemburgo tem 452 milhares de habitantes e uma densidade populacional média de 175 habitantes por km2. A população é insuficiente para o mercado de trabalho, pelo que utiliza mão-de-obra estrangeira. Os estrangeiros representam cerca de 30% da população, sendo os italianos e os portugueses os grupos mais representativos.
Economia
O Luxemburgo é um país economicamente desenvolvido cuja base principal são as indústrias pesadas, o comércio internacional e a banca. A siderurgia e as indústrias transformadoras constituem sectores importantes para a economia do país. As importantes jazidas de ferro, a sul, no prolongamento das minas da Lorena, permitiram o desenvolvimento de uma importante indústria do ferro e do aço.
A agricultura é outra actividade importante, principalmente no centro, onde se produzem cereais, batata e beterraba. Os vinhos luxemburgueses são também de qualidade.
Organização Política
O Grão-Ducado do Luxemburgo é uma monarquia constitucional com regime democrático-parlamentar. O poder executivo, que pertence ao Grão-Duque, é exercido pelos membros do Governo sob a direcção e orientação do Primeiro-Ministro, o qual é responsável perante o Parlamento. A Câmara dos Deputados representa a nação e os seus membros são eleitos por um período de cinco anos por sufrágio universal directo.
Os projectos de legislação podem ser apresentados tanto pelo Grão-Duque como pela Câmara de Deputados. Assiste ao Grão-Duque, como órgão consultivo, o Conselho de Estado, sendo o seu parecer imprescindível para que qualquer projecto de lei possa ser objecto de um voto definitivo.
Administrativamente o Luxemburgo encontra-se subdividido em três distritos, doze cantões e cento e dezoito municipalidades.