Itália
Membro Fundador
Capital: Roma
População: 58 752 milhões de habitantes
Superfície: 301.341,03 km2
Língua: Italiano
Sistema de Governo: República parlamentar
Religião: Cristã (83% católicos romanos)
Moeda: EURO (Moeda oficial até 31/12/1998:Lira)
Taxa de conversão: 1 EUR=1936.27 ITL
_________________________________________________________________
Território
Península da Europa meridional banhada pelo Mar Mediterrâneo, a Itália tem uma superfície de 301.341,03 km2 e faz fronteira terrestre a norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovénia. Além da sua península existem, na vizinhança, numerosas ilhas e ilhéus, sendo as maiores a Sicília a sudoeste e a Sardenha a oeste. No seu território existem os estados autónomos da Cidade do Vaticano em Roma e a República de San Marino na vertente adriática.
População
A Itália tem 58 752 milhões de habitantes e uma densidade populacional média de 192 habitantes por km2, sendo Roma a cidade mais densamente povoada com 2.840.259 habitantes. O país conta com cerca de 884.555 residentes estrangeiros, dos quais 150.000 são oriundos de outros países comunitários, principalmente da Alemanha, Reino Unido e França.
Economia
Nas últimas décadas a Itália passou de um país essencialmente agrícola a um país fortemente industrializado, verificando-se, no entanto, disparidades visíveis entre o norte e o sul. Apesar da exploração de minérios existentes (ferro, bauxite e enxofre), o sul é essencialmente agrícola. Os principais produtos agrícolas italianos são: o trigo, a beterraba, a maçã, o milho, o arroz, o vinho e o azeite, em que a Itália é o maior produtor mundial. O norte do país é fortemente industrializado. Entre as principais indústrias destacam-se a indústria automóvel (Fiat, Lancia, Alfa Romeo), a têxtil e do calçado, e a indústria química. As belas cidades, as praias do Adriático, as montanhas alpinas e as manifestações culturais como o carnaval e o festival de cinema de Veneza promovem o turismo que é uma importante fonte de receitas.O sector da pesca desempenha também um papel importante na economia italiana.
Organização Política
A Itália é uma república parlamentar. O poder legislativo e de controlo do executivo é exercido pelo Parlamento, composto por duas câmaras, a Câmara dos Deputados e o Senado, eleitas por cinco anos por sufrágio directo e universal. A primeira tem 630 deputados e a segunda 315 senadores. Os senadores são eleitos pelas regiões.
O Parlamento elege o Presidente por escrutínio secreto. O Presidente da República nomeia o Presidente do Conselho de Ministros e, sob proposta deste, os Ministros. Promulga as leis e pode usar o seu direito de veto contra uma decisão do Parlamento. O mandato presidencial tem uma duração de sete anos, podendo haver reeleição.
O Governo é constituído pelo Presidente do Conselho de Ministros e pelos Ministros.
A Itália encontra-se subdividida em 20 regiões administrativas, dotadas de grande autonomia. Cinco delas gozam de um estatuto especial que lhes confere uma autonomia mais alargada: Vale de Aosta, Trentino-Alto-Adige (Tirol do Sul), Sicília, Sardenha e Friuli-Venezia Giulia.