O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quizz
Contacte-nos

WebForm1

Turquia

Capital: Ankara
População: 65,3 milhões de habitantes
Superfície: 779 452 Km2
Língua: Turco (oficial) e curdo
Sistema de Governo: República
Religião: Muçulmana (98% sunitas e alauítas) e 2% outras
Moeda: lira turca (TRL)
Taxa de conversão: 1 euro = 670.000 TRL

_______________________________________________________

Território
A Turquia tem 97% do seu território na Ásia, mais especificamente na Anatólia, e 3% na Europa, junto ao estreito do Bósforo. Dessa forma, a Turquia na sua componente europeia faz fronteira com a Bulgária e com a Grécia e é limitada pelo Mar Negro a oeste. Na Ásia, está limitada a norte pelo Mar Negro e a oeste pelo Mar Mediterrâneo. Tem fronteiras a sudeste com o Iraque, a sul com a Síria, e a este com a Arménia, Geórgia e Irão. A Turquia europeia e toda a Costa da Turquia Asiática são planícies. O interior da Anatólia é bastante montanhoso e acidentado.

População
Na Turquia vivem dois grandes grupos étnicos: os turcos (80%) e os curdos (20%). Os turcos descendem de um antigo povo, os Otomanos. A maioria da população vive junto à costa e nas cidades, como, por exemplo, Istambul (mais de 10 000 000 de habitantes) e Ankara. Cerca de 75% da população vive nos centros urbanos.

Economia
A economia turca reflecte a coexistência de indústrias obsoletas com indústria moderna, agricultura empresarial com agricultura de subsistência. É de referir que 25% da mão-de-obra turca ainda trabalha no sector agrícola, a maioria em unidades pouco produtivas.

O sector dos serviços, principalmente o turístico, tem cada vez mais um peso significativo na economia.

As principais indústrias são os têxteis, o vestuário, a indústria alimentar, a metalurgia (refinação do petróleo) e os materiais de construção. O solo é rico em carvão, crómio, cobre e ferro. Em termos agrícolas, as principais produções são o tabaco, o algodão, o trigo, o milho e as produções mediterrânicas.

Organização Política
A Turquia é uma República Parlamentar, regendo-se pela constituição de 1982. O Chefe de Estado é o Presidente da República. O Presidente é eleito pela Assembleia Nacional (Parlamento) por mandatos de 7 anos. O poder executivo é exercido pelo Governo. O Primeiro Ministro é indicado pelo Partido ou coligação de partidos com mais assentos na Assembleia Nacional. Os membros do Governo são nomeados pelo Presidente, segundo as escolhas do Primeiro-Ministro. O Poder Legislativo reside na Assembleia Nacional. Os Deputados são eleitos, por mandatos de 5 anos, através de um sistema eleitoral uninominal.

 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com