O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quiz
Contacte-nos

WebForm1

Lituânia

Data de adesão: 2004

Capital: Vilnius
População: 3 403 milhões de habitantes
Superfície: 65 300 Km2
Língua: Lituano
Sistema de Governo: República
Religião: Cristã (80% católicos)
Moeda: litas (LTL)
Taxa de conversão: 1 EUR = 3,5 LTL
_________________________________

Território
A Lituânia é um país báltico, banhado por este a Ocidente. Faz fronteira a este com a Rússia e a norte com a Letónia. A sul faz fronteira com a Polónia, a Bielorússia e com o distrito de Kalinegrado (Rússia).A sua costa de 99 Km é formada por dunas de areia, com uma grande península (Curon) completamente formada por areia. A território é plano, coberto por várias florestas e atravessado por vários rios, possuindo, ainda, dezenas de lagos.

População
A população está fortemente concentrada: mais de 56% dos habitantes  vivem nas três maiores cidades: Vilnius, Kaunas e Klaip. A população é relativamente homogénea, pois 81% são lituanos. Existem ainda duas outras grandes comunidades – os russos (9%) e os polacos (7%).

Economia
A Lituânia sofreu profundas transformações na sua organização económica entre 1992 e 1994, quando desmantelou uma economia do tipo socialista, estatizada, dando início a uma economia de mercado. Essa transformação estrutural, originou alterações na própria natureza da economia lituana. O sector dos serviços tem crescido rapidamente, sendo já responsável por 44% do emprego e 60% do total da produção lituana. A indústria emprega cerca de 25% da mão de obra, tendo como sectores mais importantes a construção civil e naval, a indústria alimentar, a produção de máquinas e ferrramentas e a electrónica. A agricultura representa apenas 6% da produção, mas nesse sector trabalham ainda 25% do lituanos, muitos deles em pequenas explorações pouco competitivas. As suas principais produções são: lacticínios, gado, cereais, beterraba sacarina e batatas.

Organização Política
A Lituânia adoptou em 1992 uma constituição democrática e multipartidária, abandonando um sistema comunista de governo. Assim o poder legislativo é exercido pelo Parlamento (Seimas). O Parlamento é formado por 141 deputados, eleitos por um sistema misto – 70 pelo método proporcional e 71 pelo método uninominal, por mandatos de 4 anos. O poder executivo reside no Presidente da República e no Governo. O Presidente da República é eleito por voto universal, por mandatos de 5 anos. O Primeiro Ministro e os outros Ministros são nomeados pelo Presidente, mas sujeitos a aprovação do Parlamento. Em certas condições, o Presidente, pode dissolver o Parlamento.

 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com