República Checa
Data de adesão: 2004
Capital: Praga
População: 10 212 milhões de habitantes
Superfície: 78.866 Km2
Língua: Checo
Sistema de Governo: República Parlamentar
Religião: Cristã (40 % Católicos, 2.5% Protestantes), 40 % Ateus
Moeda: Coroa checa (CZK)
Taxa de conversão: 1 EUR=35,53 CZK
______________________________________________________________
Território
A República Checa é um país da Europa Central sem saídas para o mar. O seu território faz fronteira a norte com a Polónia, a sudeste com a Eslováquia, a sul com a Áustria e a oeste com a Alemanha. É constituída por duas grandes regiões: a Boémia e a Morávia. A primeira, a oeste, é essencialmente plana, alternando planícies com colinas. Na Morávia, o panorama é muito diferente. Esta zona da República Checa é muito montanhosa e o terreno é acidentado, coberto por florestas e percorrido por muitos rios.
População
A população deste país é bastante homogénea, pois os Checos constituem 94,4% dos habitantes. Existem, ainda algumas minorias, os eslovacos que representam 3% da população, os polacos (0,6%), os alemães (0,5%) e os ciganos (0,5%). A Boémia concentra a grande maioria dos habitantes.
Economia
A República Checa após a instauração da democracia em 1989, adoptou uma economia de mercado, iniciando um intenso processo de liberalização e de privatizações. A transição foi bastante rápida e eficaz, devido ao facto de o país possuir uma forte tradição industrial, uma base económica diversificada e uma força de trabalho muito instruída. A República Checa possui e explora vários recursos minerais, onde se destacam o carvão, o mercúrio, o zinco e o ferro. As suas principais indústrias são a produção de maquinaria, a metalurgia, a indústria química, a indústria automóvel, o vidro e a produção de energia. A economia checa é fortemente exportadora. Os cereais e a beterraba sacarina são produzidos em grande quantidade, mas o seu peso na economia acaba por ser bastante inferior ao peso da indústria.
Organização Política
A República Checa é uma República Parlamentar. A sua organização política foi alterada em 1989, quando aboliu o comunismo e instalou a democracia e, em 1993, quando a República Checa e a Eslováquia se separaram (constituíam a Checoslováquia). O poder executivo é exercido pelo Governo, liderado pelo Primeiro Ministro, escolhido pelo Presidente da Republica, após indicação do partido ou coligação de partidos mais votados nas eleições para a Câmara Baixa do Parlamento. O Parlamento checo, que detém o poder legislativo, está dividido em 2 câmaras: a Câmara dos Deputados (Poslanecka snemovna) (Câmara Baixa) e o Senado (Câmara Alta) . A Câmara Baixa é composta por 200 deputados eleitos segundo o método proporcional, por mandatos de 4 anos. O Senado é composto por 81 senadores, eleitos por períodos de 6 anos, embora de 2 em 2 anos um terço do Senado seja renovado por novas eleições. Os senadores são eleitos pelo método maioritário, com os círculos eleitorais correspondendo às regiões administrativas da República Checa. O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito pelas duas Câmaras do Parlamento, por mandatos de 5 anos. Para além de funções de representação do Estado, o Presidente da República pode dissolver a Câmara de Deputados, nomeia o Primeiro Ministro e pode vetar leis.