O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quiz
Contacte-nos

WebForm1

Hungria

Data de adesão: 2004

Capital: Budapeste
População: 10 077 milhões de habitantes
Superfície: 93 036 Km2
Língua: Húngaro
Sistema de Governo: República
Religião: Cristã (Católicos 67.5%, Calvinistas 20%)
Moeda: Forint (HUF)
Taxa de conversão: 1 EUR=249HUF
_____________________________________________________________

Território
A Hungria é um país da Europa Central, sem saída para o mar. Faz fronteira a norte com a Eslováquia e a nordeste com a Ucrânia. A este faz fronteira com a Roménia, a sul com a Sérvia, Croácia e Eslovénia e a oeste com a Áustria. O território é predominantemente plano, embora uma parte do norte do país seja bastante montanhosa. O rio Danúbio atravessa grande parte do país, dividindo-o em duas grandes áreas: uma grande planície conhecida pela Grande Planície Húngara, e a zona de montanha, situada junto à fronteira norte. De referir, que é na Hungria que se situa o maior lago de água doce da Europa, o lago Balaton.

População
Cerca de 98% da população é de etnia húngara, existindo grupos minoritários, como ciganos, alemães, eslovacos, croatas, sérvios e romenos. A população está relativamente bem distribuída por todo o território. As principais cidades são Budapeste (1 930 000 habitantes), Debrecen (210 000) e Misklolc (182 000).

Economia
A Hungria tem vindo a ser apontada como um exemplo de sucesso na transição de uma economia socialista para uma economia de mercado, sendo o sector privado já responsável por 80% do PIB. É de referir que 70% das exportações húngaras têm como destino os países da União Europeia. Os principais produtos são: ferramentas para a indústria, equipamento de transporte, químicos (especialmente farmacêuticos), motores para veículos, maquinaria eléctrica, têxteis e vinho. Desde 1997 que a economia húngara tem crescido mais de 4% ao ano, sustentada por um forte sector exportador e pelo investimento estrangeiro.

Organização Política
A Hungria é uma República Parlamentar em que o principal órgão de poder é o Governo, que detém o poder executivo e é chefiado pelo Primeiro Ministro. Este nomeia os restantes ministros que, para exercerem o seu cargo, têm de ser previamente e individualmente aprovados pelo Parlamento. O poder legislativo é exercido pela Assembleia Nacional (Orszaggyulés) composta, por 386 deputados. Os deputados são eleitos por um sistema misto: 110 são eleitos por voto proporcional; 176 por voto maioritário. Tanto o mandato dos deputados como o do governo têm a duração de 4 anos. O Presidente da República é o Chefe do Estado, tem funções de representação e pode propor leis à Assembleia Nacional e promover a realização de referendos. O Presidente é eleito pela Assembleia Nacional por um período de 5 anos.

 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com