O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quiz
Contacte-nos

WebForm1

Eslováquia

Data de adesão: 2004

Capital: Bratislava
População: 5 389 milhões de habitantes
Superfície: 49 035 Km2
Língua: Eslovaco (oficial) e Húngaro
Sistema de Governo: República
Religião: Católica Romana 68.9% ,  Luterana 6.9%, Católica Grega 4.1%, Reformista 2.0%, Agnóstica 12.5%, Outros 5.6%
Moeda: EURO (Moeda oficial até 31/12/2008: Coroa Eslovaca)
Taxa de conversão: 1 EUR = 42 SKK
___________________________________________________________________________

Território
A Eslováquia é um país “interior” da Europa Oriental, sem saídas para o mar. Faz fronteira com diversos países: a norte com a Polónia, a noroeste com a República Checa, a oeste com a Áustria, a sul com a Hungria e a este com a Ucrânia. É um país com muitos lagos e grande parte do território está coberto por florestas. É montanhoso, destacando-se as montanhas do Tatras. Apenas o sul é plano, sendo atravessado pelo rio Danúbio.

População
As vicissitudes históricas e políticas da Eslováquia explicam a existência de vários grupos populacionais a habitarem o território eslovaco. Embora a esmagadora maioria da população seja de origem eslovaca (85.7%), existem outros grupos como os húngaros (10.6%), os ciganos (1.6%) e os checos (1.1%) e ainda, pequenas minorias de ucranianos, alemães e polacos. A população é maioritariamente urbana (60 % vivem em cidades) e está relativamente bem distribuída pelas 8 regiões da Eslováquia.

Economia
A Eslováquia tem atravessado algumas dificuldades na adaptação da sua economia - até 1991, uma economia socialista estatizada - para uma economia de mercado. Tem, no entanto, feito um grande esforço para atrair o investimento estrangeiro e dinamizar as exportações.
A economia eslovaca tem como sectores mais fortes as indústrias pesadas, nomeadamente, a metalúrgica, a agro-alimentar, a electricidade, a mineira, a química, a maquinaria e o papel. De notar que a indústria emprega, ainda, 30% da população activa. A agricultura é relativamente desenvolvida, sendo que a Eslováquia não tem déficit da sua balança agrícola e as suas produções mais fortes são as batatas, o trigo e outras oleaginosas.

Organização Política
A Eslováquia é uma república do tipo semi-presidencialista. De 1918 até 1993 fez parte da Checoslováquia, país que se dividiu, dando origem à República Checa e à Eslováquia. O Presidente da República é o Chefe de Estado, sendo eleito por voto popular, de 5 em 5 anos. O Presidente tem como principais poderes a nomeação do Governo, a convocação de eleições e a representação do Estado no estrangeiro. Pode em casos especiais demitir o Primeiro Ministro.
O Primeiro Ministro é quem detém o poder executivo, sendo indicado pelo partido, ou partidos mais votados para o Conselho Nacional (parlamento). O Conselho Nacional (Narodna Rada) é composto por uma câmara de 150 deputados, eleitos por períodos de 4 anos, por sufrágio universal, pelo método proporcional.

 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com