O Projecto
CIEJD
Jogos
Postais
Quizz
Contacte-nos

WebForm1

Chipre

Data de adesão: 2004

Capital: Nicósia
População: 730 milhares de habitantes
Superfície: 9251 Km2
Língua: Grego e Turco
Sistema de Governo: República
Religião: Cristã (88,2% ortodoxos gregos), Muçulmana (11,6%)
Moeda: libra cipriota  (CYP)
Taxa de conversão: 1 CYP = 1.74 Euros
______________________________________________________________________

Território
Chipre é uma ilha situada no Mediterrâneo Oriental. O seu interior é montanhoso e a sua costa é formada por várias dezenas de quilómetros de praias de areia branca ou é recortada por golfos e grandes falésias. De notar que 5% é território soberano do Reino Unido.

População
A população está dividida em dois grandes grupos: os cipriotas gregos (74% da população) e os cipriotas turcos (23% da população, que se concentra na parte norte da ilha). Desde a invasão da parte norte da ilha pelos turcos, em 1974, que estas duas comunidades não têm qualquer tipo de contacto. Mais de 69% da população vive em cidades, sendo as mais importantes Nicósia, Limassol, Larnaca, e Paphos.

Economia
Desde a sua independência, em 1961, que Chipre tem conhecido um forte processo de desenvolvimento. Mais de 65% da força de trabalho exerce a sua actividade no sector dos serviços. O sector secundário contribui 21% para o PIB e a agricultura, apenas, 4%. Embora Chipre tenha uma economia de mercado, o Estado coopera estreitamente com o sector privado e aposta fortemente na educação e formação dos habitantes. Os dois principais motores da economia são os sectores financeiro e o turismo.

Organização Política
Chipre é uma República, com um sistema presidencialista de governo. O Presidente é o Chefe de Estado e de Governo, nomeando e liderando o Conselho de Ministros, que exerce o poder executivo. O Presidente é eleito por 5 anos, por sufrágio directo e universal. O poder legislativo é exercido pela Câmara dos Representantes. Os deputados são eleitos democraticamente por um sistema uninominal, de 5 em 5 anos. Os deputados são só cipriotas gregos. Os representantes da denominada “República Turca do Norte de Chipre” não são reconhecidos internacionalmente.

 



Ficha Técnica |  Condições de Uso | Privacidade

Web Design e Content Management Tool por Webdote.com