Bulgária
Data de adesão: 2007
Capital: Sófia
População: 7 718,8 milhões de habitantes
Superfície: 110 993 Km2
Língua: Búlgaro
Sistema de Governo: República Parlamentar
Religião: Cristã Ortodoxa (85% ortodoxos, 9,7% muçulmanos, 3,3% outros)
Moeda: lev (BGN)
Taxa de conversão: 1 EUR=1,95583 BGN
____________________________________________________________________
Território
Situada junto à costa do Mar Negro, faz fronteira a norte com a Roménia, a sul com a Turquia e com a Grécia, a oeste com a Macedónia e é banhada a este pelo Mar Negro. A paisagem búlgara é muito diversificada. As vastas planícies fluviais, atravessadas pelo Danúbio, dominam o norte, enquanto o sul é montanhoso. Ao longo da costa do Mar Negro existem 130 Km de praias.
População A Bulgária apresenta uma grande diversidade populacional, embora 85% dos habitantes sejam de etnia búlgara. Os turcos representam 8,5% da população, os ciganos 2,5%, e os macedónios 2,5%., existindo ainda várias outras minorias, embora com uma expressão mais reduzida como sejam arménios e russos. De notar que a Bulgária é um país fortemente urbanizado, vivendo 74% dos seus habitantes em zonas urbanas.
Economia
Até 1991 a Bulgária tinha uma economia do tipo socialista, onde praticamente não existia iniciativa privada e o Estado dominava a economia. Com a democratização do país foi implementado um vasto programa de privatizações e liberalização da actividade económica. Após alguns anos com muitos problemas, os últimos programas de estabilização têm atingido os seus objectivos, com taxas de câmbio estáveis, baixa inflação e um crescimento económico robusto. Os seus sectores mais importantes são a indústria ligeira, o sector alimentar e vitivinícola.
Organização Política
A Bulgária é uma República Parlamentar. O poder legislativo é exercido pela Assembleia Nacional, composta por 240 deputados, eleita por sufrágio directo e universal, com base num sistema proporcional, por um período de 4 anos. O Primeiro Ministro é indicado pelo partido com mais assentos na Assembleia Nacional e nomeado pelo Presidente. O Presidente da República é eleito por sufrágio universal por um período de 5 anos. O Presidente é o chefe supremo das Forças Armadas e nomeia o Governo. Pode, em casos especiais e devidamente justificados, demitir o governo e impedir a adopção de leis.